Mercado financeiro – Veja Como Atuar em 2021
Você com certeza já deve ter ouvido falar no termo “Mercado financeiro”, já que o mesmo é bastante comum em noticiários, ou até mesmo quando estamos nos referindo à investimentos, cartões de crédito e claramente, tudo o que envolve renda.
Saber o que o mercado financeira se trata exatamente, é algo essencial para você, que deseja inserir-se no mundo dos investimentos, já que o mesmo conta com diversos termos específicos, no qual é fundamental que você saiba cada um deles.
Como claramente o mercado financeiro está relacionado aos investimentos, é interessante deixarmos claro que a aplicação de sua renda apesar de ser feita apenas pela extrema minoria da população brasileira, pode gerar diversos resultados positivos, portanto, é interessante que insira-se neste mundo das finanças.
Por isso, para que você possa saber exatamente o que se trata o mercado financeiro, de forma breve e descomplicada, sugerimos que continue conferindo todo o conteúdo deste artigo.
Mercado financeiro- O que é?
De forma geral, o mercado financeiro pode ser definido como um ambiente, no qual você pode efetuar a negociação de produtos financeiros.
Tais produtos financeiros que podem ser: valores imobiliários (como por exemplo ações, títulos e opções), mercadorias (como produtos agrícolas ou o ouro) e também, câmbios, que nada mais é que moedas estrangeiras.
Personagens do mercado financeiro
O mercado financeiro pode ser classificado como o palco de dois personagens principais, sendo um deles, o investidor.
O investidor trata-se basicamente daqueles que possuem recursos poupados, por isso, podem fazer o empréstimo de seu dinheiro, afim de ter como resultado, uma boa rentabilidade.
Já o outros personagem, são os tomadores, que claramente, são aqueles que necessitam deste dinheiro, geralmente destinado ao financiamento de projetos empresariais.
Finalidade do mercado financeiro
O mercado financeiro tem como foco, justamente proporcionar o encontro entre os investidores e tomadores, de modo que suas negociações sejam feitas com total segurança.
Além disso, o mercado financeiro ainda é capaz de gerar negociações entre ambos papéis, sem que haja a intermediação de grandes instituições, organizações e tudo mais, como por exemplo, o Estado.
Principais instituições do mercado financeiro
O mercado financeiro é constituído por algumas grandes instituições, como por exemplo:
– Banco Central do Brasil
A instituição em questão, que também atende pela sigla BCB, é responsável por efetuar diversas ações financeiras, como:
- Monitoramento e supervisão do sistema financeiro nacional;
- Definição do controle de moeda nacional e estrangeira no país e regulação das taxas de juros;
- Reservas de câmbios do país (em ouro e em dólar).
– Instituições financeiras
As instituições em questão, podem se tanto os bancos, quanto as corretoras, bancos de desenvolvimento, cooperativas de crédito, sociedades de financiamento, sociedades corretoras, bancos de investimento, e muito mais…
– Comissão de Valores Mobiliários
Atendendo também pela sigla CVM, a instituição tem como foco, efetuar a fiscalização do mercado de valores mobiliários, restringindo e punindo todas as instituições que descumprem as ordens estabelecidas.
Divisões do mercado financeiro
O mercado financeiro é divido entre quatro partes, sendo elas:
Mercado de Crédito: nesta divisão do mercado financeiro, é efetuada a negociação de ativos de curto, médio ou longo prazo, que por sua vez, são destinadas tanto às pessoas físicas, quanto jurídicas, que solicitaram o dinheiro para capital de giro ou de consumo.
Mercado de Capitais: neste caso, o mercado financeiro estará voltado para a área de ações, títulos e tudo o que há na Bolsa de Valores, corretoras ou outras instituições.
Mercado Monetário: o mercado monetário é destinado apenas à empréstimos de curto prazo, no qual a sua durabilidade não passa de um ano.
Mercado de Câmbio: por fim, temos o mercado de câmbio, que basicamente está relacionado à troca de moedas.