A Importância De Um Curso Na Área De Finanças
Você alguma vez já pensou em gerenciar de outra maneira o seu dinheiro? De modo que o mesmo seja capaz não só de suprir todas as suas contas, mas também, de proporcionar lazer, como por exemplo, uma viagem, a compra de algo específico que tanto deseja, ou qualquer outra coisa que seja para o seu bem próprio.
Muitas vezes, acabamos por ficar estressado com as diversas dívidas que possuímos, mas não temos o dinheiro necessário para pagá-las. Entretanto, de qualquer modo, continuamos a gerenciar nossas finanças da mesma forma, sem buscar alguma alternativa de melhora.
Essa “alternativa de melhora com as suas finanças” resume-se à basicamente, educação financeira, que com certeza quando aplicada em sua vida, gera resultados positivos não só em um momento, mas sim, à um longo tempo.
Atualmente, podemos encontrar diversas técnicas diferentes de como lidar com o nosso dinheiro na internet, o que são dicas realmente relevantes, entretanto, há também cursos especializados na área de finanças. E se você deseja saber mais a respeito, sugerimos que continue lendo este breve e explicativo artigo.
Do que se trata educação financeira?
Antes que possamos trazer mais informações sobre cursos voltado para a área de finanças, vale ressaltarmos sobre o que se trata educação financeira.
De forma simples e objetiva, educação financeira trata-se de técnicas aplicadas afim de gerar uma melhor relação entre você e o seu dinheiro, de modo que você passe à controlar o mesmo, e não o contrário.
Com educação financeira portanto, você lida de forma saudável com a sua renda, no qual você é capaz de pagar todas as suas dívidas, sem ficar com o nome sujo, além de que você ainda terá um valor destinado apenas à reserva e o lazer (que conforme ressaltado acima, pode ser tanto uma viagem, a compra de algo específico que tanto deseja, quanto qualquer outra coisa que seja para o seu bem próprio).
Com uma educação financeira, você também terá uma vida mais tranquila, até porque é bastante comum vermos pessoas se estressando com contas, no qual não são capazes de pagar.
Sabendo administrar sua renda de forma consciente, você não irá mais efetuar compras desnecessárias.
E entre outras coisas que uma educação financeira proporciona, está uma melhor projeção de seu futuro.
Ou seja, quando estamos enrolados em contas, já não somos mais capazes de planejar coisas que podemos fazer futuramente, como por exemplo, uma viagem, alguma compra de alto valor, como carro, moto, casa, ou qualquer outra coisa.
Entretanto, quando existe uma possibilidade disto acontecer (quando aplicada a educação financeira em nossas vidas), passamos a ter uma melhor projeção de nosso futuro.
Dicas simples de como ter uma educação financeira:
- Organize-se: crie planilhas para manter suas finanças organizadas.
- Maneire nos gastos: sempre que possível, evite compras desnecessárias.
- Defina mentas: estabelecendo metas, fica mais fácil de você evitar o consumo desnecessário, afim de realizar tal objetivo.
Curso na área de finanças
Para que você possa saber um pouco mais sobre como gerenciar suas finanças de uma forma melhor, através de um curso voltado especificamente para esta área, confira algumas sugestões a seguir:
Fundamentos de Economia e Finanças (Anbima)- o curso em questão, que é totalmente gratuito, oferece uma base fundamental para você que está se inserindo neste mercado de finanças, além de trazer algumas informações de como entender o cenário econômico.
Gestão de Finanças Pessoais (Banco Central do Brasil)- também gratuito, o curso em questão é disponibilizado na plataforma Escola Virtual Gov do Governo Federal. O objetivo principal é ensinar sobre finanças de forma lúdica, no qual as pessoas possam ter uma melhor relação com o seu dinheiro.
Como Gastar Conscientemente (FGV)- o curso cuja duração é de apenas 8 horas, aborda questões bastante interessantes, como: “Por que devo administrar meu dinheiro?” e também “Eu “preciso” ou “quero” isso?”.