Consórcio e Suas Vantagens – Entenda Porque Ele é Um Grande Negócio
Você alguma vez já pensou em comprar algum carro ou moto? Mesmo sem ter todo o dinheiro necessário em mãos, é possível sim, que você compre finalmente a sua própria casa dos sonhos, ou troque de veículo. E tudo isso, graças ao diversos créditos financeiros que o mercado tem a oferecer.
Os créditos em questão, são os mais variados, podendo ir desde financiamentos, até consórcios, ambos sendo muito procurados. O financiamento é destinada às pessoas que desejam com urgência fazem a compra de um bem, enquanto o consórcio é totalmente ao contrário.
Além disso, o consórcio é considerado por muitos cidadãos, um crédito mais vantajoso, já que e relação à maioria dos financiamentos, o mesmo apresenta uma taxa de juros relativamente inferior, oque é um grande diferencial para o nossos bolsos, não?
Entretanto, além de uma taxa mais acessível, um consórcio possui diversas outras condições bastante tentadoras, portanto, se você deseja saber quais são essas condições e também, como exatamente funciona tal crédito, sugerimos que continue lendo este breve e explicativo artigo.
O que é e como funciona um consórcio?
O consórcio, conforme já deixamos claro anteriormente, é uma modalidade de crédito destinada à pessoas que não possuem urgência em conquistar o seu bem, seja ele um veículo ou imóvel.
A razão desta ser uma das principais características do crédito, é porque, quando você solicitá-lo, pode ser que o valor seja disponibilizado após meses, ou, após alguns anos.
Mas calma, já vou te explicar como tudo funciona…
Quando você solicita o crédito, você logo fará parte de um grupo de pessoas que possuem o mesmo objetivo que o seu.
Ao ingressar em tal grupo, a administradora do consórcio determinará um valor que você deverá pagar a cada mês, até que seja contemplado.
Todos devem pagar determinado um valor, que vai de acordo com a sua remuneração mensal e também, o valor da sua carta de crédito.
Quando você é contemplado (seja através de um sorteio que acontece mensalmente, ou através dos lances, no qual você deve ofertar um valor a mais do que deve pagar mensalmente, e quem oferecer a maior quantia, é contemplado, como um leilão), você deve apresentar o bem à administradora.
A partir disso, a mesma fará uma análise, que determinará o novo valor das prestações do crédito, além das taxas a mais que serão cobradas, total de parcelas, entre diversas outras questões.
Mas lembrando, tudo isso nem sempre é um processo rápido.
Consórcio e suas vantagens
Além dos valores das taxas de juros de um consórcio serem bem mais em conta, o crédito em questão conta com diversas outras vantagens, conforme ressaltamos acima, portanto, confira algumas delas a seguir:
Condições que se adaptam ao consumidor: uma vantagem realmente tentadora deste crédito, é que o mesmo é bastante flexível em relação ao consumidor, já que todas as condições moldam-se ao seu perfil, tornando tudo ainda mais simples e acessível.
Possibilidade de programação: apesar da demora do crédito ser liberado, ser uma desvantagem para uns, pode-se considerar que isso seja uma vantagem também, já que no período em que você não é contemplado, você tem tempo suficiente para se programar corretamente, para que a sua renda não fique tão comprometida, quando tiver posse do bem.
Maior facilidade: com certeza, um dos maiores incômodos na hora de solicitar qualquer crédito, é toda a burocracia envolvida, já que é necessário efetuar a apresentação de diversos documentos, para que então, passem por uma análise e só então, é dada a aprovação. Um dos grandes diferenciais do consórcio portanto, é a facilidade que o mesmo possui, já que não conta com muita burocracia.