Entenda Como Funciona A Renda Passiva Em Investimentos
Você alguma vez já se deu conta que o valor de sua remuneração mensal não é capaz de suprir todas as suas despesas? Infelizmente, esta é uma situação comum entre diversas pessoas, portanto, sua única escapatória é buscar outra fonte de renda.
Existem diversas maneiras de você aumentar o seu patrimônio, seja através de vendas, abrindo o seu próprio negócio, fazendo os famosos “bicos”, o qualquer outra coisa, no qual a sua principal desvantagem, é que é necessária bastante disposição física.
Falando desta maneira, dá vontade até mesmo de ganharmos dinheiro, sem fazer nada… Mas e se te disséssemos que isto é algo possível? Apesar de parecer loucura, muitos atualmente possuem suas receitas duplicadas, através de simples investimentos, no qual você simplesmente deve fazer uma aplicação correta.
A renda passiva, vida através de investimentos, é algo que chama cada vez mais a atenção das pessoas, e para que você possa saber um pouco mais a respeito, para inserir-se neste mercado, sugerimos que continue lendo este breve e explicativo artigo.
Renda passiva em investimentos
Antes que possamos dar continuidade à este artigo, vale já ressaltarmos o que realmente se trata o termo “Renda passiva em investimentos”.
No mercado financeiro, quando se fala de renda passiva, queremos nos referir à uma receita vinda a partir de uma atividade ou ocupação que não necessariamente é ativa ou contínua, mas de qualquer modo, pode estar sempre movimentando-se.
Portanto, renda passiva em investimentos, nada mais é que o dinheiro obtido através de uma aplicação correta, capaz de gerar rentabilidade por um período, seja ele determinado ou não.
O seu patrimônio financeiro pode aumentar significativamente apenas investindo sua renda, sem que seja necessário gastar o seu tempo, ou qualquer desgaste físico.
Apesar de parecer que há uma pegadinha no meio, muitas pessoas já estão lucrando com os investimentos.
Quais são os principais investimentos?
Se você se interessou pelo mercado de investimentos, é interessante que saiba quais são os principais investimentos e quais são os que mais rendem.
Poupança: apesar de ser bastante comum aplicar o seu dinheiro em uma conta poupança, vale ressaltarmos que esta é uma das alternativas que apresentam a menor taxa rentabilidade.
Renda fixa: nesta modalidade de investimento, você sabe exatamente qual será a sua rentabilidade. Algumas das alternativas mais conhecidas de investimento em renda fixa são: LCI, LCA, CDB, Tesouro Direto, entre outros…
Renda variável: neste caso, você não saberá o quanto terá de rentabilidade, portanto, pode ser que tenha uma grande sorte e o valor investido lucre milhares de reais, ou, o seu investimento resultará em prejuízo. Alguns títulos de investimento em renda variável são: ações empresariais, fundos cambiais e fundos imobiliários.
Qual o período de rentabilidade?
No momento em que você decide aplicar o seu dinheiro, é necessário já ter em mente o período em que deseja que o seu investimento se encaixe, confira quais são:
- Investimentos à curto prazo: possuem uma durabilidade de até dois anos, portanto, este será o seu período de rentabilidade.
- Investimento à médio prazo: neste caso, o período de rentabilidade varia entre dois e cinco anos.
- Investimentos à longo prazo: geralmente optado por aposentados, já que apresentará rentabilidade somente a partir de cinco anos.
Perfis de investidores
Outra informação interessante de ressaltarmos, é que para você escolher bem qual título irá aplicar o seu dinheiro, é interessante que defina qual o seu perfil de investidor.
Conservador: não está disposto a correr nenhum risco, por isso, sempre opta por investimentos de renda fixa, no qual terá total estabilidade.
Moderado: está disposto à correr poucos riscos, contanto que isto signifique maior rentabilidade, tudo e feita calculadamente.
Agressivo: está disposto à correr muitos riscos, em busca da melhor rentabilidade possível, nem sempre calcula todos os riscos, por isso, muitas vezes sofre com grandes perdas financeiras.