Situação financeira do Brasil – Veja Detalhes da Economia
O Brasil como podemos ver ao longo da história, esteve no poder de diversos governados corruptos, que com seus roubos descarados, atingiam em cheio toda a economia brasileira, fazendo com que todos os cidadãos sofressem de alguma maneira.
Entretanto, além do Brasil já não ter um bom histórico em relação à sua situação financeira, a crise que a pandemia causou, resultou em ainda mais catástrofes, de modo que os preços chegavam ao teto, o número de desempregados duplicava cada vez mais, e as taxas, sofriam oscilações a todo o momento.
Todos esses e os diversos outros fatores, contribuíram para que o Brasil encontrasse-se em uma situação de calamidade, no qual todos aqueles que não se importavam com a economia, passaram a ficar sempre de olho no jornal, para saber o andamento de tudo..
Portanto, para que você possa obter mais informações detalhadas de como está a situação financeira de nosso país de forma breve e descomplicada, sugerimos que continue conferindo todo o conteúdo deste artigo.
Situação financeira do Brasil
Logo no início do ano de 2020, a taxa SELIC- Sistema Especial de Liquidação e de Custódia considerada historicamente baixa, já que encontrava-se em 4,25%, entretanto, mal sabíamos que em apenas alguns meses depois, a mesma estaria em apenas 2%.
E já em relação à inflação, a mesma que já era relativamente baixa, ficou bem próxima de zero no fechamento do primeiro semestre do ano.
Outra situação que também se agravou, foram os investimentos em renda fixa, que por sua vez, passaram à ter maior volatilidade, ou seja, maiores oscilações no prelos dos ativos, além de também apresentarem diversos prejuízos pela primeira vez em toda a história.
E vale ressaltar que até mesmos os títulos públicos indexados ( reajustar os valores seguindo a variação de índices) à SELIC sofreram com a crise econômica da pandemia, que atingiu não só o Brasil, mas sim, o mundo todo.
O mundo dos investimentos ficou tão afetado, que considera-se que todas essas catástrofes econômicas são barris de petróleo, no qual estavam sendo negociados por valores negativos, simplesmente pelo fato de não estarem sendo mais capaz de estocá-los.
Em relação ao trabalho, apesar de no início ter havido um grande desfalque, vale ressaltarmos que área apresentou pequenas melhoras, entretanto, tudo já não é como antes.
Houve uma grande demanda de trabalho sim, mas todos praticamente voltados à alimentos, materiais de construção e aluguéis de temporada, até porque a áreas de de serviços, lazer e turismo foram impedidos de exercerem suas funções, pela governo, devido às restrições que a pandemia trouxe.
Uma das grandes razões da economia não ter sido tão desastrosa quanto as expectativas apresentavam, foi porque muitos souberam dar a volta por cima e se reinventar.
Ou seja, muitos contornaram a situação, e souberam utilizar bem o seu dinheiro, seja fazendo investimentos seguros e corretos, abrindo o seu próprio negócio, ou apenas moderando no consumo.
No final do ano de 2020, as coisas pareciam ganhar um novo rumo, até porque as vacinas começaram à surgir e apresentar resultados positivos, além de que houve uma grande flexibilização.
Tudo isso infelizmente, acabou sendo desperdiçado, já que com o relaxamento das pessoas, novos picos de contágio apareceram, diversos municípios e estados começaram à ingressar na fase vermelha e todo o comércio voltou à fechar, oque acaba gerando uma mudança na situação econômica do país.
Não podemos nos esquecer de ressaltar neste artigo, que durante o isolamento que fomos submetidos durante a pandemia do coronavírus, diversas empresas, até mesmo as mais conhecidas, investiram nas vendas online, que acabaram resultando em saldos bastante positivos, sendo responsáveis também, para que a mesma não fechasse suas portas definitivamente.